quinta-feira, 9 de maio de 2013

Hoteleiros acreditam na concentração do mercado - Presidente do SHPOA faz um alerta


Matéria publicada no Jornal do Comércio de 22/04/2013
  Levantamento do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (Shpoa) informa que atualmente a cidade disponibiliza em torno de 16 mil leitos (oito mil apartamentos) para hospedagem. Este número deve passar de 22 mil leitos (11 mil apartamentos) em 2016, caso todos os projetos divulgados até o momento se concretizem. Destes, 11 empreendimentos de categorias distintas já estão em processo de construção. 

Para o presidente do Shpoa, Daniel Luiz Antoniolli, o aparecimento em massa de novos hotéis é uma “ação empresarial oportunista”.

- A maioria (80%) destes empreendimentos é feita através de condo-hotéis, um modelo financeiro que protege de risco as construtoras e as administradoras de redes hoteleiras, enquanto os quartos são pagos por investidores – afirma.

- As construtoras e redes hoteleiras que administram hotéis foram perspicazes e aproveitaram a Copa de 2014, que gerou expectativa em um grande grupo de pequenos investidores, que não têm a informação de mercado que os investidores mais sofisticados têm - sugere Antoniolli.

Conforme o presidente do Shpoa, os grandes empresários se aproveitaram desta empolgação para lançar estes empreendimentos. - Eles atendem perfeitamente aos interesses: a construtora constrói e vende, e a administradora ocupa o espaço, sem investir dinheiro, só entrando com a marca – ressalta.

Na lógica do dirigente, o que deve acontecer é que os empreendedores ocuparão espaço e depois ganharão fatias de mercado.

- Isso é ruim para os investidores e para os pequenos hoteleiros – complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário